IDENTIFICAÇÃO
DO PROJETO
Tema: A cultura africana
e suas influências no Brasil
Tempo de execução:
Dois a três meses
Característica:
Projeto interdisciplinar, envolvendo principalmente História e Geografia.
Escola: Instituto Odilon
Pratagi
Professora:
Flaviana S.Coimbra
Turma: D Módulo III
1.1-PÚBLICO ALVO
Este
projeto se destina aos alunos do ensino fundamental EJA, Educação de Jovens e
Adultos.
2-PROBLEMA
O
Brasileiro, de um modo geral, sabe pouco a respeito do afro- descendente, e
quando sabe, está repleto de ideias preconceituosas. Começa com a entrada do
negro no Brasil como escravo e mercadoria, a imagem do negro descalço seminu e
selvagem é mostrada na literatura escrita por brancos. Mas a história do
africano livre, dono de sua própria vida, produtor de sua cultura, a época de
grandes reinos e impérios na África Pré-Colombial é pouco conhecida. Por
isso ideia de criar o projeto surgiu de sua preocupação com a falta de
informações dos alunos sobre a cultura afro-brasileira, pois até então poucos
tinham conhecimento sobre as tradições e costumes internalizados pelos
brasileiros que eram tipicamente africanos.
3-JUSTIFICATIVA
O
Brasil tem a maior população de origem africana fora da África e, por isso,
a cultura desse continente exerce grande influência, principalmente na
região nordeste do Brasil. Hoje, a cultura afro-brasileira é
resultado também das influências dos portugueses e indígenas, que se manifestam
na música, religião e culinária, dentre outros.
Este projeto serve como um momento de conscientização e
reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da
cultura Nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa
história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso
país. Este
projeto que será realizado na nossa escola, Instituto Odilon Pratagi é muito
sugestivo dando oportunidades para se trabalhar os temas transversais, pois
permite trazer para dentro da escola a questão do patrimônio cultural
brasileiro e os elementos que os constituem. A abordagem da Pluralidade
Cultural constitui uma oportunidade de colocar a memória como parte
imprescindível para construir o futuro e não apenas como ato vinculado ao
passado, pois na medida em que conhecemos nossas raízes e sua contribuição,
temos melhores condições de estabelecer como queremos o futuro.
Trabalhando
a pluralidade cultural, estaremos automaticamente, fazendo uso de um currículo
multicultural que possibilite o cidadão a ser crítico, consciente, mas também
apto a se inserir em um mundo competitivo e globalizado. No entanto alunos e
professores serão envolvidos na realização deste projeto, que busca promover um
espaço cultural para trabalhar expressões da arte e da cultura negra,
desenvolvendo atividades variadas, visando assim o exercício da cidadania e
vivencia dos valores através da apropriação a arte e da cultura, como
ferramentas necessárias para estar num mundo formado por sociedades que usam o
preconceito como instrumento das esferas de diferenças sociais e, ainda, o
resgate da herança africana, cuja história, fora esquecida, e ignorada ao longo
do tempo.
4- OBJETIVOS GERAIS
Trabalhar
a questão da diversidade cultural entre Brasil e África, num processo de
identificação com as nossas identidades culturais, com o intuito de resgatar a
cidadania, problematizando, questionando e ampliando um leque de conhecimentos
sobre a cultura africana no Brasil, ajudando assim na formação de hábitos e
atitudes fundamentais nos valores éticos.
5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Valorizar a
cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasileiros, na escola e na
sociedade;
·
Desmitificar o
preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;
·
Conhecer a
contribuição dos negros africanos nas artes, culinária, língua, religião e
mostrar a sua importância para a formação da cultura brasileira;
·
Discutir e
conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da
sociedade, como expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas,
musicais, religiosas etc...
6-METODOLOGIA
1ºEtapa
·
Em um
primeiro momento, será Questionado com
os alunos sobre o que sabem, que ideias e opiniões, dúvidas ou hipótese sobre o
tema em debate, valorizando seus conhecimentos.
·
Com o auxilio do
livro didático do EJA de historia de Nelson Piletti será abordado à questão da
escravidão desde a colonização do continente americano, a partir do século XVI. Sobre a mão de obra
indígena que foi refutada mediante a dificuldade de controle sobre populações
que ofereciam maior resistência e também por despertar o interesse da Igreja em
utilizá-los como novos convertidos ao cristianismo católico. Enfim aos poucos
mostrando passo a passo a escravidão dos africanos.
2º Etapa
·
Serão
exibidos diversos documentários sobre a história da África tal qual o
sofrimento dos escravos como: O que é
Movimento Negro; A fome na
África; África uma história rejeitada; Breve História da Cultura Africana dentre
outros.
·
Exibição de
filmes como: Kiriku e a Feiticeira; Nelson Mandela; Hotel Huanda dentre outros.
·
Desenvolver
atividades com diferentes fontes de informações em livros, jornais, revistas,
filmes e fotos.
·
Promover estudos e
reflexões sobre diversidade de modo de vida e de costumes dos afros brasileiro.
·
Serão expostas, em slides diversas imagens para que a turma obtenha
conhecimento visual sobre a cultura africana. Após a explicação os
alunos criaram seus próprios desenhos representando os diferentes tipos de
cultura afro-brasileira.
·
Os alunos trabalharam na confecção de cartazes, desenhos de
observação recorte pintura e colagem, textos, músicas, lendas, poesias e etc..
3ºEtapa
7-CUMINÂNCIA
DO PROJETO
·
A culminância
do projeto será no pátio da escola com:
·
Apresentação
de cartazes e objetos sobre a diversidade cultural da África no Brasil.
·
Construção
de painéis.
·
Apresentação
de músicas africana.
8-CRONOGRAMA
Elaboração
do projeto
|
Abril
|
Apresentação
aos alunos e inicio da excursão.
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Final de
abril
|
Excursão
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Final de
abril, Maio, Junho.
|
Produto
Final
|
Junho
|
9-RECURSOS
DIDÁTICOS NECESSÁRIOS
Livros; cartazes; televisão; dvd; filmes; documentários;
Datashow ;papel madeira, pinceis, lápis de cor, tintas; papel sem pauta; jornais
revistas; cola; tesoura e etc...
10-AVALIAÇÃO
Será avaliada, a participação individual e em
equipe na excursão das atividades, tal qual a apresentação.
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