sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A cultura africana e suas influências no Brasil

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Tema: A cultura africana e suas influências no Brasil
Tempo de execução: Dois a três meses
Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo principalmente História e Geografia.
Escola: Instituto Odilon Pratagi
Professora: Flaviana S.Coimbra
Turma: D Módulo III


1.1-PÚBLICO ALVO

Este projeto se destina aos alunos do ensino fundamental EJA, Educação de Jovens e Adultos.


2-PROBLEMA


O Brasileiro, de um modo geral, sabe pouco a respeito do afro- descendente, e quando sabe, está repleto de ideias preconceituosas. Começa com a entrada do negro no Brasil como escravo e mercadoria, a imagem do negro descalço seminu e selvagem é mostrada na literatura escrita por brancos. Mas a história do africano livre, dono de sua própria vida, produtor de sua cultura, a época de grandes reinos e impérios na África Pré-Colombial é pouco conhecida. Por isso ideia de criar o projeto surgiu de sua preocupação com a falta de informações dos alunos sobre a cultura afro-brasileira, pois até então poucos tinham conhecimento sobre as tradições e costumes internalizados pelos brasileiros que eram tipicamente africanos.

3-JUSTIFICATIVA

O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África e, por isso, a cultura desse continente exerce grande influência, principalmente na região nordeste do Brasil. Hoje, a cultura afro-brasileira é resultado também das influências dos portugueses e indígenas, que se manifestam na música, religião e culinária, dentre outros.
Este projeto serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura Nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. Este projeto que será realizado na nossa escola, Instituto Odilon Pratagi é muito sugestivo dando oportunidades para se trabalhar os temas transversais, pois permite trazer para dentro da escola a questão do patrimônio cultural brasileiro e os elementos que os constituem. A abordagem da Pluralidade Cultural constitui uma oportunidade de colocar a memória como parte imprescindível para construir o futuro e não apenas como ato vinculado ao passado, pois na medida em que conhecemos nossas raízes e sua contribuição, temos melhores condições de estabelecer como queremos o futuro.
Trabalhando a pluralidade cultural, estaremos automaticamente, fazendo uso de um currículo multicultural que possibilite o cidadão a ser crítico, consciente, mas também apto a se inserir em um mundo competitivo e globalizado. No entanto alunos e professores serão envolvidos na realização deste projeto, que busca promover um espaço cultural para trabalhar expressões da arte e da cultura negra, desenvolvendo atividades variadas, visando assim o exercício da cidadania e vivencia dos valores através da apropriação a arte e da cultura, como ferramentas necessárias para estar num mundo formado por sociedades que usam o preconceito como instrumento das esferas de diferenças sociais e, ainda, o resgate da herança africana, cuja história, fora esquecida, e ignorada ao longo do tempo.

4- OBJETIVOS GERAIS

Trabalhar a questão da diversidade cultural entre Brasil e África, num processo de identificação com as nossas identidades culturais, com o intuito de resgatar a cidadania, problematizando, questionando e ampliando um leque de conhecimentos sobre a cultura africana no Brasil, ajudando assim na formação de hábitos e atitudes fundamentais nos valores éticos.

5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
·         Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;
·         Conhecer a contribuição dos negros africanos nas artes, culinária, língua, religião e mostrar a sua importância para a formação da cultura brasileira;
·         Discutir e conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas, musicais, religiosas etc...

6-METODOLOGIA
1ºEtapa

·         Em um primeiro momento, será Questionado com os alunos sobre o que sabem, que ideias e opiniões, dúvidas ou hipótese sobre o tema em debate, valorizando seus conhecimentos.
·         Com o auxilio do livro didático do EJA de historia de Nelson Piletti será abordado à questão da escravidão desde a colonização do continente americano, a partir do século XVI. Sobre a mão de obra indígena que foi refutada mediante a dificuldade de controle sobre populações que ofereciam maior resistência e também por despertar o interesse da Igreja em utilizá-los como novos convertidos ao cristianismo católico. Enfim aos poucos mostrando passo a passo a escravidão dos africanos.
2º Etapa
·         Serão exibidos diversos documentários sobre a história da África tal qual o sofrimento dos escravos como: O que é Movimento Negro; A fome na África; África uma história rejeitada; Breve História da Cultura Africana dentre outros.
·         Exibição de filmes como: Kiriku e a Feiticeira; Nelson Mandela; Hotel Huanda dentre outros.
·         Desenvolver atividades com diferentes fontes de informações em livros, jornais, revistas, filmes e fotos.
·         Promover estudos e reflexões sobre diversidade de modo de vida e de costumes dos afros brasileiro.

·         Serão expostas, em slides diversas imagens para que a turma obtenha conhecimento visual sobre a cultura africana.  Após a explicação  os alunos criaram seus próprios desenhos representando os diferentes tipos de cultura afro-brasileira.
·         Os alunos trabalharam na confecção de cartazes, desenhos de observação recorte pintura e colagem, textos, músicas, lendas, poesias e etc..

3ºEtapa
7-CUMINÂNCIA DO PROJETO

·         A culminância do projeto será no pátio da escola com:
·         Apresentação de cartazes e objetos sobre a diversidade cultural da África no Brasil.
·         Construção de painéis.
·         Apresentação de músicas africana.

8-CRONOGRAMA
Elaboração do projeto
Abril
Apresentação aos alunos e inicio da excursão.
Final de abril
Excursão
Final de abril, Maio, Junho.
Produto Final
Junho

9-RECURSOS DIDÁTICOS NECESSÁRIOS
Livros; cartazes; televisão; dvd; filmes; documentários; Datashow ;papel madeira, pinceis, lápis de cor, tintas; papel sem pauta; jornais revistas; cola; tesoura e etc...
10-AVALIAÇÃO

Será avaliada, a participação individual e em equipe na excursão das atividades, tal qual a apresentação.

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