. IV
Conferência Nacional Infantojuvenil
pelo Meio Ambiente
pelo Meio Ambiente
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
INSTITUTO
ODILON PRATAGI
7ª
A DIURNO
PROFESSORA:
FLAVIANA COIMBRA
1-IDENTIFICAÇÃO
DO PROJETO
Projeto: Uso Sustentável da Água, na Escola e sua comunidade.
Temas: Água, Hidrosfera,
Recursos Hídricos, Desertificação.
Tempo de execução:
Mês de agosto de 2013
Característica:
Projeto interdisciplinar, onde a matéria responsável é Espanhol.
Escola:
Instituto Odilon Pratagi
Professora:
Flaviana S.Coimbra
Turma: 7º
Ano A Diurno.
1.1-PÚBLICO ALVO
Este projeto se destina aos alunos do ensino
fundamental do 7º ano, funcionários e comunidade entorno da escoa Instituto Odilon Pratagi.
2-PROBLEMA
A
água é um elemento essencial para a vida de todas as espécies, sendo
responsável pelo transporte de nutrientes em nosso organismo, regulador da
temperatura corporal, participa de todas as reações químicas no nosso
organismo, entre tantos outros fatores importantes para a vida. No entanto,
mesmo sabendo de todos esses aspectos benéficos proporcionados por esse recurso
natural, o homem, através de suas atividades econômicas e industriais, está
alterando drasticamente a quantidade e, principalmente, a qualidade da água disponível
na Terra.
A
poluição hídrica, ou poluição das águas, é causada pelo lançamento de efluentes
industriais, agrícolas, esgoto doméstico e resíduos sólidos nos cursos d’água,
ou seja, procedimentos oriundos das atividades humanas. Esses lançamentos sem o
devido tratamento alteram a composição química da água, comprometendo sua
qualidade. Os impactos gerados atingem as águas superficiais e subterrâneas. O
lençol freático (água subterrânea) também é afetado, pois ocorre a infiltração
de águas poluídas no solo, comprometendo a sua qualidade. A eutrofização é
um fenômeno causado principalmente pelo lançamento de esgotos domésticos nos
rios, uma vez que os mesmos possuem muita matéria orgânica, fato que
possibilita o crescimento exagerado de algas. Essa grande concentração de algas
impede a entrada de luz e oxigênio, além de liberarem substâncias tóxicas nas
águas, comprometendo sua qualidade e promovendo a morte de muitas espécies
aquáticas.
3-JUSTIFICATIVA
Diante
dos problemas encontrados no Brasil e no mundo a respeito do uso insustentável
dos recursos hídricos, a divulgação e disseminação de técnicas de baixo custo
de uso sustentável da água podem ser de grande importância educacional para
solucionar problemas de populações locais de baixo índice econômico, assim como
propor alternativas sustentáveis de planejamento e gerenciamento dos recursos
naturais aos tomadores de decisões. É de grande importância que sejam estudadas
novas estratégias de uso sustentável da água nos dias de hoje. Segundo
Christofidis (2006), a escassez da água face às necessidades das populações,
ecossistemas e uso em atividades produtivas, gera uma redução da água que se
apresenta tanto na crise atual na saúde, como ocorrerá na crise de médio prazo
de alimentos e se agravará na crise do amanhã da vida. A Educação Ambiental
torna-se fundamental para disseminar estas novas estratégias através da
sociedade.
A água é muito importante para a nossa vida. Ela
está presente em muitas atividades do nosso dia-a-dia. Em nossa higiene diária,
quando tomamos banho, lavamos as mãos antes das refeições, escovamos os dentes,
etc. Está presente também em nosso lazer, quando nos refrescamos no rio, nas
praias ou nas piscinas. A água também é fundamental para a hidratação do nosso
corpo quando bebemos água e outros líquidos. Utilizamos também nas tarefas
domésticas, como lavar roupas, limpar pisos, etc.
Há muita coisa, a saber, a respeito da água, ela
está presente nos menores movimentos do nosso corpo, como no piscar de olhos.
Afinal, somos compostos basicamente de água em mais de 70% do nosso corpo.
A água é um elemento essencial para a nossa vida,
mas a água potável não estará disponível infinitamente, ela é um recurso
limitado. A água também se encontra ameaçada pela poluição, pela contaminação e
pelas alterações climáticas que o ser humano vem provocando, trazendo grande
perigo para a saúde e bem estar do homem. Por isso, cada um de nós devemos, os
usar a água com mais economia.
Nosso
projeto de ação é sobre a construção de uma cisterna na escola. Cisternas são reservatórios de águas pluviais (das
chuvas) dedicados ao suprimento de água não potável em
residências, indústrias, postos de combustíveis, escolas
e estabelecimentos comerciais.
Além de redução de gastos financeiros com a água tratada
proveniente da rede pública, o uso de cisternas é uma das atitudes
que mais levam consigo a marca da tão proclamada sustentabilidade.
A água das cisternas pode
ser empregada em descargas de vasos sanitários, irrigação de jardins e lavagem
de pisos, evitando o uso de água tratada onde não há necessidade e
contribuindo para a preservação de rios e córregos.
É fundamental adotarmos
ações como esta e incentivarmos nossos amigos, familiares e vizinhos a
procederem da mesma forma, divulgando os benefícios que as cisternas
trazem em curto período de tempo.
4- OBJETIVOS GERAIS
Compreender
através das ações, a importância do uso sustentável da água, e que é um bem precioso e
finito. Realizando ações voltadas para o uso da água, tal qual a defesa do
projeto de ação para o uso da água na escola.
5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•
Planejar o uso da água de
modo a favorecer a conservação ambiental, a sustentabilidade rural e dos
ecossistemas.
•
Racionalizar o uso da água,
por exemplo, reduzindo as perdas na distribuição e captando a água da chuva
para reaproveitá-la.
•
Orientar no tratamento dos
esgotos e dos resíduos sólidos, domésticos e industriais.
•
Recuperar áreas degradadas,
parques e florestas urbanas.
•
Respeitar matas ciliares e
áreas de preservação próximas a rios, córregos, represas e mares.
6-METODOLOGIA
1ºEtapa
·
Apresentação
do tema aos alunos, e em seguida discursão das possíveis formas de apresentação
da culminância.
·
Com o auxilio do
livro didático de espanhol, será lido e debatido sobre a questão ambiental de
forma geral, onde será analisada a opinião e participação dos alunos.
·
Elaborarão diversas mensagens sobre o uso sustentável
da água, onde as mensagens estarão em português e em espanhol.
·
Organização
das tarefas por grupo.
2º Etapa
·
Aula sobre a
água, com o auxilio de data show, mostrando dados e falando da importância da
preservação e conservação da água, principalmente na comunidade e na escola.
·
Divisão dos
grupos em sala, na qual trabalharão dois grupos de pesquisas, um fará uma
pesquisa na comunidade e ao mesmo tempo trabalhará a questão de conscientização
sobre o uso sustentável da água e por fim produção de um documentário.
·
Outro grupo
ficará responsável pela pesquisa dentro da escola, fazendo o mesmo trabalho do
grupo anterior, que é produção de documentário. Além de confecção de
lembrancinhas sobre o uso da água.
·
O terceiro
grupo ficará na sala organizando e elaborando maquetes sobre a mata ciliar e o
desmatamento. Também elaborarão a planta da proposta final que é a
cisterna.
3ºEtapa
·
Será
realizado no dia 28 de agosto, com apresentação da culminância.
7-CUMINÂNCIA
DO PROJETO
A culminância do projeto será no pátio da
escola com:
·
Apresentação
de cartazes, fotos e informações.
·
Construção
de painéis.
·
Apresentação
de documentários dobre as pesquisas realizadas na escola e na comunidade
·
Apresentação
de maquetes representando a mata ciliar e o desmatamento.
·
Exposição de
materiais confeccionados, sobre á água.
·
Distribuição
de lembrancinhas com mensagens sobre o uso da água.
·
Apresentação
defesa da proposta final, que é o projeto de ação sobre a
construção de uma cisterna na escola.
8-CRONOGRAMA
Elaboração
do projeto
|
Final de
julho e mês Agosto de 2013
|
Apresentação
sobre o que é a conferencia nacional infanto-juvenil pelo meio ambiente.
|
30 de
julho
|
Aula,
debates sobre á água em sala.
|
06 de
agosto
|
Pesquisa e
de campo, entrevistas e conscientização da comunidade escolar ,gravação de
documentários, e confecção de maquetes.
|
13 de
agosto
|
Organização,
confecção dos materiais há ser apresentado.
|
20 de
agosto
|
Montagem
do painel, confecção de lembrancinhas.
|
|
Apresentação
na Escola
|
28 de
agosto
|
9-RECURSOS
DIDÁTICOS NECESSÁRIOS
Livros; cartazes; televisão; DVD; filmes; documentários;
Datashow; cartolina, pinceis lápis de cor, tintas; papel sem pauta; jornais revistas;
cola; tesoura, isopor e etc...
10-AVALIAÇÃO
Será avaliada, a participação individual, e
em equipe na execução das atividades, tal qual a apresentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário