sábado, 2 de novembro de 2013

Projeto: Uso Sustentável da Água, na Escola e sua comunidade.


. IV Conferência Nacional Infantojuvenil
pelo Meio Ambiente
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis

INSTITUTO ODILON PRATAGI
7ª A DIURNO
PROFESSORA: FLAVIANA COIMBRA








1-IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Projeto: Uso Sustentável da Água, na Escola e sua comunidade.

Temas: Água, Hidrosfera, Recursos Hídricos, Desertificação.
Tempo de execução: Mês de agosto de 2013
Característica: Projeto interdisciplinar, onde a matéria responsável é Espanhol.
Escola: Instituto Odilon Pratagi
Professora: Flaviana S.Coimbra
Turma: 7º Ano A Diurno.


1.1-PÚBLICO ALVO

Este projeto se destina aos alunos do ensino fundamental do 7º ano, funcionários e comunidade entorno  da escoa Instituto Odilon Pratagi.

2-PROBLEMA



A água é um elemento essencial para a vida de todas as espécies, sendo responsável pelo transporte de nutrientes em nosso organismo, regulador da temperatura corporal, participa de todas as reações químicas no nosso organismo, entre tantos outros fatores importantes para a vida. No entanto, mesmo sabendo de todos esses aspectos benéficos proporcionados por esse recurso natural, o homem, através de suas atividades econômicas e industriais, está alterando drasticamente a quantidade e, principalmente, a qualidade da água disponível na Terra. 
A poluição hídrica, ou poluição das águas, é causada pelo lançamento de efluentes industriais, agrícolas, esgoto doméstico e resíduos sólidos nos cursos d’água, ou seja, procedimentos oriundos das atividades humanas. Esses lançamentos sem o devido tratamento alteram a composição química da água, comprometendo sua qualidade. Os impactos gerados atingem as águas superficiais e subterrâneas. O lençol freático (água subterrânea) também é afetado, pois ocorre a infiltração de águas poluídas no solo, comprometendo a sua qualidade. A eutrofização é um fenômeno causado principalmente pelo lançamento de esgotos domésticos nos rios, uma vez que os mesmos possuem muita matéria orgânica, fato que possibilita o crescimento exagerado de algas. Essa grande concentração de algas impede a entrada de luz e oxigênio, além de liberarem substâncias tóxicas nas águas, comprometendo sua qualidade e promovendo a morte de muitas espécies aquáticas.


3-JUSTIFICATIVA
Diante dos problemas encontrados no Brasil e no mundo a respeito do uso insustentável dos recursos hídricos, a divulgação e disseminação de técnicas de baixo custo de uso sustentável da água podem ser de grande importância educacional para solucionar problemas de populações locais de baixo índice econômico, assim como propor alternativas sustentáveis de planejamento e gerenciamento dos recursos naturais aos tomadores de decisões. É de grande importância que sejam estudadas novas estratégias de uso sustentável da água nos dias de hoje. Segundo Christofidis (2006), a escassez da água face às necessidades das populações, ecossistemas e uso em atividades produtivas, gera uma redução da água que se apresenta tanto na crise atual na saúde, como ocorrerá na crise de médio prazo de alimentos e se agravará na crise do amanhã da vida. A Educação Ambiental torna-se fundamental para disseminar estas novas estratégias através da sociedade. 
A água é muito importante para a nossa vida. Ela está presente em muitas atividades do nosso dia-a-dia. Em nossa higiene diária, quando tomamos banho, lavamos as mãos antes das refeições, escovamos os dentes, etc. Está presente também em nosso lazer, quando nos refrescamos no rio, nas praias ou nas piscinas. A água também é fundamental para a hidratação do nosso corpo quando bebemos água e outros líquidos. Utilizamos também nas tarefas domésticas, como lavar roupas, limpar pisos, etc.
Há muita coisa, a saber, a respeito da água, ela está presente nos menores movimentos do nosso corpo, como no piscar de olhos. Afinal, somos compostos basicamente de água em mais de 70% do nosso corpo.
A água é um elemento essencial para a nossa vida, mas a água potável não estará disponível infinitamente, ela é um recurso limitado. A água também se encontra ameaçada pela poluição, pela contaminação e pelas alterações climáticas que o ser humano vem provocando, trazendo grande perigo para a saúde e bem estar do homem. Por isso, cada um de nós devemos, os usar a água com mais economia.
Nosso projeto de ação é sobre a construção de uma cisterna na escola. Cisternas são reservatórios de águas pluviais (das chuvas) dedicados ao suprimento de água não potável em residências, indústrias, postos de combustíveis, escolas e estabelecimentos comerciais.
Além de redução de gastos financeiros com a água tratada proveniente da rede pública, o uso de cisternas é uma das atitudes que mais levam consigo a marca da tão proclamada sustentabilidade.
A água das cisternas pode ser empregada em descargas de vasos sanitários, irrigação de jardins e lavagem de pisos, evitando o uso de água tratada onde não há necessidade e contribuindo para a preservação de rios e córregos.
É fundamental adotarmos ações como esta e incentivarmos nossos amigos, familiares e vizinhos a procederem da mesma forma, divulgando os benefícios que as cisternas trazem em curto período de tempo.
4- OBJETIVOS GERAIS

Compreender através das ações, a importância do uso sustentável da água, e que é um bem precioso e finito. Realizando ações voltadas para o uso da água, tal qual a defesa do projeto de ação para o uso da água na escola.

5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
      Planejar o uso da água de modo a favorecer a conservação ambiental, a sustentabilidade rural e dos ecossistemas.
      Racionalizar o uso da água, por exemplo, reduzindo as perdas na distribuição e captando a água da chuva para reaproveitá-la.
      Orientar no tratamento dos esgotos e dos resíduos sólidos, domésticos e industriais.
      Recuperar áreas degradadas, parques e florestas urbanas.
      Respeitar matas ciliares e áreas de preservação próximas a rios, córregos, represas e mares.

6-METODOLOGIA
1ºEtapa

·         Apresentação do tema aos alunos, e em seguida discursão das possíveis formas de apresentação da culminância.
·         Com o auxilio do livro didático de espanhol, será lido e debatido sobre a questão ambiental de forma geral, onde será analisada a opinião e participação dos alunos.
·         Elaborarão diversas mensagens sobre o uso sustentável da água, onde as mensagens estarão em português e em espanhol.
·         Organização das tarefas por grupo.
2º Etapa
·         Aula sobre a água, com o auxilio de data show, mostrando dados e falando da importância da preservação e conservação da água, principalmente na comunidade e na escola.
·         Divisão dos grupos em sala, na qual trabalharão dois grupos de pesquisas, um fará uma pesquisa na comunidade e ao mesmo tempo trabalhará a questão de conscientização sobre o uso sustentável da água e por fim produção de um documentário.
·         Outro grupo ficará responsável pela pesquisa dentro da escola, fazendo o mesmo trabalho do grupo anterior, que é produção de documentário. Além de confecção de lembrancinhas sobre o uso da água.
·         O terceiro grupo ficará na sala organizando e elaborando maquetes sobre a mata ciliar e o desmatamento. Também elaborarão a planta da proposta final que é a cisterna. 
3ºEtapa
·         Será realizado no dia 28 de agosto, com apresentação da culminância. 

7-CUMINÂNCIA DO PROJETO

A culminância do projeto será no pátio da escola com:
·         Apresentação de cartazes, fotos e informações.
·         Construção de painéis.
·         Apresentação de documentários dobre as pesquisas realizadas na escola e na comunidade
·         Apresentação de maquetes representando a mata ciliar e o desmatamento.
·         Exposição de materiais confeccionados, sobre á água.
·         Distribuição de lembrancinhas com mensagens sobre o uso da água.
·         Apresentação defesa da proposta final, que é o projeto de ação sobre a construção de uma cisterna na escola.

8-CRONOGRAMA
Elaboração do projeto
Final de julho e mês  Agosto de 2013
Apresentação sobre o que é a conferencia nacional infanto-juvenil pelo meio ambiente.
30 de julho
Aula, debates sobre á água em sala.
06 de agosto
Pesquisa e de campo, entrevistas e conscientização da comunidade escolar ,gravação de documentários, e confecção de maquetes.


13 de agosto
Organização, confecção dos materiais há ser apresentado.
20 de agosto
Montagem do painel, confecção de lembrancinhas.

Apresentação na Escola
28 de agosto

9-RECURSOS DIDÁTICOS NECESSÁRIOS
Livros; cartazes; televisão; DVD; filmes; documentários; Datashow; cartolina, pinceis lápis de cor, tintas; papel sem pauta; jornais revistas; cola; tesoura, isopor e etc...
10-AVALIAÇÃO
Será avaliada, a participação individual, e em equipe na execução das atividades, tal qual a apresentação.


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