sábado, 30 de julho de 2022

FMT -FLAVIANA COIMBRA/1º - de Maio – Dia do Trabalhador

TEXTO 5 Emprego e Trabalho

1º - de Maio – Dia do Trabalhador

Objetivo • Compreender o significado histórico da comemoração do 1º - de Maio – Dia do Trabalhador.

Introdução

Como o próprio texto diz, o Dia do Trabalho é celebrado, anualmente no dia 1º - de Maio em vários países do mundo, e é feriado nacional em muitos deles. Nesse dia, há manifestações variadas de movimentos sociais e sindicais organizados, dos governos, de patrões, como festinhas beneficentes nas empresas, etc. No Brasil, em diversos momentos da nossa história, a data foi usada pelos ditadores, governos, políticos populistas, empresários e sindicatos pelegos para camuflar as lutas e as necessidades dos trabalhadores em troca de festas, shows, sorteios e assim por diante. Em outros momentos, representou um tempo de lutas, de comemorações e reivindicações autênticas da classe trabalhadora. De um modo geral, as datas comemorativas no Brasil, em especial os feriados, são, historicamente, manipuladas pelo poderes instituídos para relembrar os feitos dos heróis da classe dominante. É papel do ensino de História desvelar de forma crítica os fatos, a memória do vencedor e, possibilitar ao aluno o acesso a outras leituras, outras visões da história. Dessa maneira contribuiremos para a formação da consciência histórica dos sujeitos para o livre exercício dos direitos de cidadania. Concorda? Vamos lá?

 

Respondam às seguintes questões:

1.     Qual a reivindicação principal dos movimentos que deram origem ao 1º - de Maio?

2.     Qual o significado das comemorações do 1º - de Maio para os trabalhadores?

3.     O que foi  Revolta de Haymarket?

4.     Quais países comemoram o Dia do Trabalho em outra data?

 

 

Direitos dos trabalhadores – O que diz a Constituição?

Resultados esperados: Conhecer os direitos dos trabalhadores previstos na Constituição Brasileira; adquirir habilidade em analisar um documento legal..

16 Texto

Objetivo • Analisar os direitos dos trabalhadores previstos na Constituição Brasileira.

Introdução O texto nos apresenta importantes trechos da Constituição Brasileira, do Título II , Dos Direitos e Garantias Fundamentais, Capítulo II Dos Direitos Sociais. Os 34 incisos do artigo 7º - do capítulo II da Constituição listam todos os direitos de quem tem um emprego, ou seja, os “direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social”. O texto da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, assim como as demais Constituições produzidas, aprovadas, promulgadas ou outorgadas, constitui documentos históricos, vestígios, evidências de um contexto social, político, econômico e cultural de uma sociedade, de uma nação, de uma forma de governo. A Constituição de 1988, produzida em um contexto de intensa mobilização social, contém inúmeros avanços no que diz respeito aos direitos sociais, como, por exemplo, a igualdade de direitos para os trabalhadores urbanos e rurais. Entretanto, como o texto diz alguns segmentos da sociedade, como os desempregados, ainda carecem de leis de proteção social. Vamos analisar o documento, relacionando-o à realidade vivida pelos nossos alunos?

1.      Segundo o artigo 7º-, inciso IV  Dos Direitos Sociais da Constituição da República Federativa do Brasil. O que diz a lei?

2.      XXIX. Ação, quanto a créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de:

3.      E o que diz o inciso XXVIII?

4.      Registrar no caderno os incisos que lhe chamaram a atenção, no mínimo três.

 

Atividade

 Texto 2 “Santos Dias (1942-1979)”,p. 10 e 11 do Caderno de EJA Emprego e Trabalho. Elabore um resumo e depois diga o que entendeu do texto.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário